Super quinta no Conselho da ANATEL.

Na última quinta, 06/02, a reunião do Conselho Diretor da ANATEL com 79 itens e durou quase sete horas. Uma grande quantidade de decisões foram tomadas e os assuntos são de grande relevância para o cenário de telecomunicações e do SCM.

Eis alguns: Projeto sobre Modelo de Outorgas e Licenciamento, PADO’s por não operação nas frequências do Leilão de Sobras; Proposta de Revisão do Regulamento de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecom _ RGC; Proposta de Regulamento de Numeração; Alteração de Cálculo de Multas relativas a infrações dos Direitos e garantias dos Usuários; Proposta de reavaliação da regulamentação sobre uso de Femtocélulas; Projeto Estratégico sobre reavaliação do regime e escopo dos serviços de telecomunicações; Proposta de Edital de Licitação para a disponibilização de espectro de radiofrequências para a prestação de serviços de telecomunicações, inclusive por meio de redes ditas de quinta geração (5G).

Consulta Pública do edital de frequências para 5G.
Como comentado na Resenha Semana 5/2020, houve consenso sobre a liberação de mais 100 MHz para a faixa de 3,5 GHz e assim existirá oportunidade para as PPP’s na chamada “Faixa de Ouro” do 5G.

A granulidade dos lotes (sete regiões) ainda é insuficiente para ampla participação, pois exigirá que as PPP’s se agrupem para conseguir usar a faixa.

Os contemplados com lotes na faixa de 3,5 GHz também serão responsáveis pela solução da interferência na TVRO (TV aberta por satélite).

Alteração do modelo de Outorgas.
Já a um bom tempo que a ANATEL tem trabalhado para a simplificação da sistemática de outorgas e licenciamento. Era esperado que surgisse a Outorga Única e ela é uma das alterações. Os futuros outorgados poderão explorar qualquer um dos serviços coletivos atendendo alguns detalhes quando for iniciar a operação.

O licenciamento de estações e frequências vai sofrer também uma alteração considerável e permitir o compartilhamento em vários níveis, tornando a utilização do espectro mais eficiente e multiplicando os modelos de negócios.

Femtocélulas.
As femtocélulas (estações com potência compatíveis com radiação restrita operando em frequências de direito da Prestadora) são regulamentadas desde 2013. A principal alteração é que as Prestadoras agora poderão monetizar o seu uso, desde que o haja solicitação do Usuário.
 
Carlos Guerra Godoy

Fontes: Anatel, CG&Consultores, Teletime, TeleSíntese, IP News, Anatel, CanalTech, Olhar Digital, JusBrasil, Teleco, Blog Cianet e Wikipedia.

#cgconsultores #anatel #5G #PPP #Tecnologia #CCT #reuniaoanatel #leilão #news #Outorga #licencaanatel #web #internet

Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Diferenças nos Estados
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Rearranjo no Mercado
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Impactos da nova alíquota ICMS
Por Fernando Rojas 11 jul., 2022
Novo Projeto de Lei reduz ICMS em telecomunicações
Por Gustavo Yabu 07 mar., 2022
Período de baixa demanda pode ser resolvido com um bom planejamento
Por Gustavo Yabu 04 mar., 2022
É preciso fazer mais para levar Internet para 3,7 bilhões de desconectados
Por Gustavo Yabu 03 mar., 2022
ANATEL prorroga o prazo para o envio do DICI anual
Por Gustavo Yabu 02 mar., 2022
Tv 3.0 vem aí e exigará do consumidor a compra de novos televisores
Por Gustavo Yabu 25 fev., 2022
Anatel autoriza Oi a incorporar outorgas de banda larga e TV paga da Oi Móvel
Por Gustavo Yabu 24 fev., 2022
Fusões e Aquisições em tecnologia miram novas capacidades, diz relatório
Mais Posts
Share by: