STF concede liminar contra a MP 954/20
dados de assinantes 


Após O IBGE ter publicado Instrução Normativa e ter notificado as Operadoras sobre o procedimento de entrega dos dados dos Assinantes, o STF – Ministra Rosa Weber – concedeu liminar à ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela OAB contra a Medida Provisória 954/20 de 17 de abril de 2020.

A AGU – Advocacia Geral da União e o IBGE responderam ao STF que o envio dos dados não se trata de quebra, mas apenas uma transferência de sigilos. 

Identificamos que muitas Prestadoras de STFC não receberam a notificação do IBGE e, já que a Instrução Normativa deixou muito vago os procedimentos de envio dos dados, procuramos contato com o IBGE para propor algumas formas de entrega. Usamos os canais disponíveis no site do órgão, mas não recebemos resposta (e-mail) e não fomos atendidos (linha 0800).

Aguardamos o próximo capítulo.

A geolocalização


No Brasil, politicamente ligada à MP de dados dos Assinantes está a geolocalização de dispositivos móveis para identificar a aglomeração da população – os chamados mapas de calor.

Assim como teve início no estado de São Paulo, a utilização destes dados nas ações de combate à pandemia de Covid19, a União Europeia também está nesta onda.

O Parlamento Europeu emitiu um briefing intitulado “Tracking mobile devices to fight coronavirus” onde cita que pelo menos a metade dos países participantes da Comunidade Europeia ou adota (Itália, Bélgica, Áustria, República Tcheca, Polônia e Bulgária) ou discute sobre o uso de dados de geolocalização (França, Alemanha, Espanha, Irlanda, Eslováquia e Croácia).

Apenas lembrando, alguns aplicativos muito usados por nós mesmos aqui no Brasil já usam a nossa localização: app’s do Google, Wase, Uber, etc... 

Telecom é pilar estratégico no projeto “pró-brasil”


O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, comunicou na última quarta – 22/04 – que o projeto “Pró-Brasil” vai integrar as ações de retomada do crescimento socioeconômico pós-pandemia. O setor de Telecomunicações é um dos pilares estratégicos do programa. 

O Ministério da Economia já formou um grupo de trabalho do qual fazem parte os dirigentes de várias entidades representativas das empresas do setor e que deverão se reunir semanalmente para direcionar as ações do momento e do futuro em breve. A primeira reunião se realizou na última sexta-feira 24/04.

Declaração anual de quitação de débitos


Lembramos que todos as Prestadoras de serviços de forma contínua têm a obrigação de enviar aos Assinantes uma quitação de débitos referentes ao ano anterior. A data limite do envio é 31 de maio.

Aproveite o envio do faturamento de maio e envie também a quitação anual.
Por Carlos Guerra Godoy, 27 de abril de 2020.
Assinam o comunicado as seguintes entidades: Abramulti, Abranet, Abrint, Aipms, Apriam, Apronet, InternetSul, Redetelesul, Seinesba e Seinesp. 
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Diferenças nos Estados
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Rearranjo no Mercado
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Impactos da nova alíquota ICMS
Por Fernando Rojas 11 jul., 2022
Novo Projeto de Lei reduz ICMS em telecomunicações
Por Gustavo Yabu 07 mar., 2022
Período de baixa demanda pode ser resolvido com um bom planejamento
Por Gustavo Yabu 04 mar., 2022
É preciso fazer mais para levar Internet para 3,7 bilhões de desconectados
Por Gustavo Yabu 03 mar., 2022
ANATEL prorroga o prazo para o envio do DICI anual
Por Gustavo Yabu 02 mar., 2022
Tv 3.0 vem aí e exigará do consumidor a compra de novos televisores
Por Gustavo Yabu 25 fev., 2022
Anatel autoriza Oi a incorporar outorgas de banda larga e TV paga da Oi Móvel
Por Gustavo Yabu 24 fev., 2022
Fusões e Aquisições em tecnologia miram novas capacidades, diz relatório
Mais Posts
Share by: