Anatel pauta venda da OI Móvel e licença de satélite Starlink para esta sexta

Reunião extraordinária do Conselho Diretor deverá decidir anuência prévia da venda da Oi, liberação do satélite de Elon Musk e compartilhamento de frequência


O Conselho Diretor da Anatel se reúne extraordinariamente neste sexta-feira, 28, com uma pauta para lá de animada. Um dos itens trata da anuência prévia pedida pela Claro, TIM e Vivo para a compra da Oi Móvel. Assim como o pedido de anuência prévia da Oi e Oi Móvel, com o objetivo de implementar operação societária e transferir outorgas, dentro do grupo econômico.


A venda da Oi Móvel também está em análise no Cade, cujo parecer indica que a operação resulta na redução de quatro para três o número de players que atuam nos mercados de acesso às redes móveis em atacado e de serviços móveis de voz e dados, sendo que o primeiro segmento é elemento essencial para a oferta do segundo.


O documento aponta que uma das formas que o acesso às redes móveis em atacado pode ser realizado é por meio de acordos de Ran sharing (compartilhamento de rede de acesso), além de outros tipos de contratos, tais como de aluguel de espectro de radiofrequência, de roaming nacional, e de pacotes de voz e dados para operadores virtuais.


Ran Sharing

Outra matéria trata de pedido de anuência prévia para Contrato de Exploração Industrial do tipo RAN Sharing apresentado por Claro, Telefônica e TIM e as sociedades de propósito específico Cazano RJ Infraestrutura (SPE TIM) e Garliava RJ Infraestrutura de Redes de Telecomunicações (SPE Telefônica) e Jonava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações (SPE Claro), e as Sociedades de Propósito Específico doravante denominadas SPEs Móveis, Oi S.A. e Oi Móvel S.A.


Starlink

A pauta é completada por matérias que tratam de direito de exploração de satélite, inclusive não-geoestacionários, como da Starlink e Orbcomm. Sobre o Sarlink, a operadora foi criada pelo bilionário Elon Musk. O colegiado da Anatel deveria decidir se dará licença para a operadora atuar no Brasil. Mas a decisão foi adiada em função de pedido de vista do conselheiro Emmanoel Campelo.


Recentemente, Musk se encontrou com o ministro Fabio Faria, que desde então vem defendendo o uso dos satélites de Musk para banda larga e monitoramento da Amazônia. Faria também sugeriu a Musk a construção de uma fábrica de semicondutores, e ouviu como resposta que o foco das empresas do bilionário são para mercados inexplorados.


Fonte: Telesíntese


Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Diferenças nos Estados
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Rearranjo no Mercado
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Impactos da nova alíquota ICMS
Por Fernando Rojas 11 jul., 2022
Novo Projeto de Lei reduz ICMS em telecomunicações
Por Gustavo Yabu 07 mar., 2022
Período de baixa demanda pode ser resolvido com um bom planejamento
Por Gustavo Yabu 04 mar., 2022
É preciso fazer mais para levar Internet para 3,7 bilhões de desconectados
Por Gustavo Yabu 03 mar., 2022
ANATEL prorroga o prazo para o envio do DICI anual
Por Gustavo Yabu 02 mar., 2022
Tv 3.0 vem aí e exigará do consumidor a compra de novos televisores
Por Gustavo Yabu 25 fev., 2022
Anatel autoriza Oi a incorporar outorgas de banda larga e TV paga da Oi Móvel
Por Gustavo Yabu 24 fev., 2022
Fusões e Aquisições em tecnologia miram novas capacidades, diz relatório
Mais Posts
Share by: