Os números indicam uma tendência de redução de queixas de clientes, com queda de 30,9% em junho, 28,4% em maio e 24,4% em abril em relação ao mesmo período de 2020

O número de reclamações sobre os serviços de telecomunicações caiu 19,6% no primeiro semestre deste ano em comparação com o de 2020. No mês de junho, a queda foi um pouco maior, 30,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme dados da Anatel, no mês passado, houve 181.924 reclamações, ante 263.379 em junho de 2020.

Os dados apontam para uma tendência de redução nas reclamações de usuários de telecomunicações. Em maio, a queda foi de 28,4% e, em abril, o número de reclamações havia caído 24,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Nunca houve quedas de dois dígitos antes nas reclamações que chegam pelos canais da Anatel. Isso é resultado dos investimentos feitos pelas empresas, que se mantém acima de R$ 30 bilhões no ano”, afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

O presidente destacou como um dos fatores para redução das queixas de clientes a plataforma Não Me Pertube, em operação desde julho de 2019. A plataforma faz parte das medidas de autorregulação dos provedoras de telecom e chegou a 8,12 milhões de telefones cadastrados em maio.

Todos os principais serviços de telecomunicações foram alvos de menos reclamações nos últimos 12 meses. A maior queda ocorreu no serviço de TV por assinatura, cujo índice caiu 52,4%, de 26.717 para 12.711. Na internet de banda larga, as reclamações saíram de 73.874 para 46.138, um declínio de 37,5%. Por fim, a telefonia móvel teve uma queda de 23,8% em junho em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 122.004 para 92.943. (Com assessoria de imprensa)


Fonte: Tele Síntese
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