INFORMATIVO CG CONSULTORES SEMANA 19

INADIMPLENTES – CORTA OU NÃO CORTA
As Leis estaduais não têm prosperado quando o assunto é a suspenção do corte dos Assinantes inadimplentes.  Após a liminar concedida à ABRINT no Pará o estado entrou com ação no STF e a liminar foi mantida.  O governo do estado de Goiás vetou a lei aprovada pela assembleia legislativa que tinha o mesmo objetivo daquela do Pará.
Apesar destas vitórias, os governos municipais também têm aspirações de “ficar bem na foto” e começam replicar no nível municipal o que já acontece no estadual.
Embora pertença somente à união a competência de legislar sobre telecomunicações, o que torna a lei inconstitucional, enquanto ela não tiver sido “derrubada” ou de alguma maneira colocada no estatus “suspensa” ela tem que ser cumprida.
Todos têm que ter o cuidado para não serem multados ou entrar num atrito desgastante com o Assinante e com os organismos legais.   Uma solução de compromisso, que ao mesmo tempo atende a lei e penaliza o inadimplente é a redução da velocidade de navegação.  Claro que numa velocidade que permita ao Assinante acessar os serviços do governo, mas que o prive de consumir grande quantidade de dados como assistir vídeos on-line.
Em tempo, a Abrint teve êxito na liminar contra uma lei de Rondônia que proibia o corte de Assinantes inadimplentes.

LGPD
Como quase tudo durante esta pandemia, o caso está um pandemônio.
Como se não bastassem vários projetos de lei no congresso para postergar a entrada em vigor das penalidades pelo não cumprimento da LGPD (para janeiro/21, agosto/21 etc...) a presidência da república editou Medida Provisória adiando para maio de 2021 a exigência às empresas do enquadramento.   O congresso corre para aprovar um PL antes da análise da MP pelo plenário.  E ainda falta a ANPD.  Haja foto!

NUMERAÇÃO PARA O SCM
Quando foi criado em 2001, o serviço de Comunicação Multimídia previa que os Usuários do serviço teriam à disposição um número para chamar de seu.
Há mais de 10 anos a ANATEL colocou em sua agenda resolver este detalhe.  Os ISP’s queriam a numeração para trabalharem com portabilidade. Finalmente, na última reunião do Conselho Diretor da agência, foi aprovada a consulta pública sobre alteração de todo o plano de numeração do nosso sistema de telecomunicações incluindo a numeração para o SCM, serviço que inclui milhares de Prestadoras de Pequeno Porte.
A proposta para o SCM é que sejam usados números para INTERRREDE e números INTRARREDE, semelhante ao IP verdadeiro/IP falso.
Além desta novidade, o novo regulamento vai simplificar a regulamentação atual – a nova resolução substituirá 16 antigas resoluções, tratar de IoT e M2M e SMGS – Serviço Móvel Global de Satélite.

REVISÃO DA RADIAÇÃO RESTRITA
A ANATEL publicou resolução que atualiza o regulamento de Radiação Restrita. 
Foi inclusa a faixa de 5.925 GHz a 7.125 GHz, na qual os equipamentos com o padrão WiFi 6 operam com capacidades de até 10 Gbps.
A agência nacional seguiu a americana, não esperando a conferência da UIT marcada para 2023, quando o tema será tratado.

Por Carlos Guerra Godoy - CG Consultores
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Diferenças nos Estados
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Rearranjo no Mercado
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Impactos da nova alíquota ICMS
Por Fernando Rojas 11 jul., 2022
Novo Projeto de Lei reduz ICMS em telecomunicações
Por Gustavo Yabu 07 mar., 2022
Período de baixa demanda pode ser resolvido com um bom planejamento
Por Gustavo Yabu 04 mar., 2022
É preciso fazer mais para levar Internet para 3,7 bilhões de desconectados
Por Gustavo Yabu 03 mar., 2022
ANATEL prorroga o prazo para o envio do DICI anual
Por Gustavo Yabu 02 mar., 2022
Tv 3.0 vem aí e exigará do consumidor a compra de novos televisores
Por Gustavo Yabu 25 fev., 2022
Anatel autoriza Oi a incorporar outorgas de banda larga e TV paga da Oi Móvel
Por Gustavo Yabu 24 fev., 2022
Fusões e Aquisições em tecnologia miram novas capacidades, diz relatório
Mais Posts
Share by: