INFORMATIVO CG CONSULTORES SEMANA 29 e 30 de 29/07/2020

ANATEL

App Comparador – A agência finalmente lançou na semana 30 o aplicativo Anatel Comparador, que compara as ofertas de serviços de Telecom por local do país.  A localização é por CEP e as ofertas que aparecem são aquelas que as Operadoras/Prestadoras enviaram para a Anatel.  Em uma consulta simples pudemos verificar que as ofertas das Operadoras estão muito confusas:  não dá para escolher o serviço porque faltam informações sobre a diferenciação dos planos.  As PPP’s ainda estão muito tímidas em colocar suas ofertas. 

OTT – Canal linear – Já mencionamos em edições anteriores que a Anatel tinha se metido em uma enrascada quando emitiu cautelar proibindo a FOX de veicular na web em OTT alguns de seus canais.   O assunto começou mal na agência porque o presidente Leonardo Euler apoiou a iniciativa da área técnica e o conselheiro Vicente Aquino demonstrou indignação porque o assunto, de grande relevância, não tinha sido discutido pelo conselho.   Aos poucos a agência foi alterando a sua posição.  Primeiro abriu consulta pública e depois emitiu pareceres a favor da FOX.  A pressão das empresas que estiveram com investimentos suspensos devida a esta discussão ficou grande. O país não pode se dar o luxo de atrasar investimentos e finalmente a agência cancelou a Cautelar na semana passada (semana 30).   Desta forma, o assunto que está sob a relatoria de Aquino, vai para discussão na próxima reunião do Conselho Diretor, 06 de agosto.   Não podemos esquecer que o assunto, para variar, também está no STF!


MERCADO

Móvel da Oi vai para... –  A empresa controlada por um grupo americano Digital Colony – Highline - fez oferta de mais dos que os R$ 15bi desejados pela Oi.  A mesma empresa já tinha feito oferta para aquisição das torres da Operadora e o seu plano de negócios deverá ser na linha de locação de infraestrutura para outras Prestadoras de serviço móvel.  Águas ainda rolarão até 3 de agosto, data final para definição da continuidade da oferta e o grupo de Operadoras Vivo-Claro-TIM reformulou a proposta anterior (agora fala-se em R$ 16,5bi) e que está melhor que a da Highline.

MVNO em voga – Alguns anos atrás, poucas Prestadoras se aventuravam a prestar serviços de telefonia móvel através de uma autorização MVNO (Mobile Virtual Network Operator) ou Operadora Virtual de Rede Móvel.   Isto porque a base de Clientes deveria ser grande para o negócio ser rentável. Porém quando a base atingia um número expressivo (50 mil assinantes) as obrigações regulatórias aumentavam a tal ponto que o negócio deixava de ser atrativo.   A Anatel alterou o conceito de PPP (Prestadoras de Pequeno Porte) e o fatídico 50 mil não existe mais.  As PPP´s aumentaram muito o seu market-share e muitas delas já possuem uma base que torne o projeto rentável.
Detalhes como um atendimento de melhor qualidade, proximidade com o cliente, foco em nichos específicos são os detalhes que permanecem como as vantagens do negócio.  Vários grupos têm investido na solução e projetam um grande crescimento para os próximos anos – deixar o patamar de 1% hoje para algo em torno de 5% em 5 anos.
A ingerência na qualidade da rede, propriedade da Operadora mãe, continua a ser uma das maiores desvantagens.  É certo que após o leilão do 5G aumentarão as alternativas com novas Operadoras, o que poderá atenuar este inconveniente.

WiFi6 – Estão caminhando a passos largos as soluções que usam a tecnologia WiFi6. A Huawei aposta que até março de 2021 a Anatel liberará o seu uso.  Vinícius Caran, superintendente de Outorgas da Anatel, acredita que no próximo Natal os consumidores já poderão adquirir equipamentos. Papai Noel nos ouça!

REFORMA TRIBUTÁRIA
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi ao Congresso entregar a proposta de Reforma Tributária Capítulo I – O Atalho.  A surpresa desagradável foi a facada que está para ser deferida contra os prestadores de serviços.  O CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços, que no “Atalho” reunirá PIS/Cofins está com alíquota prevista de 12% contra os 3,65% das duas contribuições atuais.

LEI(S)    DAS ANTENAS
O GDF (Governo do Distrito Federal) sancionou a sua Lei das Antenas! Nela está a tão esperada cláusula do Silêncio Positivo, que aprova automaticamente uma solicitação não respondida em 60 dias. Show!
Enquanto isto, entidades se unem contra o descalabro da PGR que levou ao STF (mais uma vez, pra variar, o STF!) a inconstitucionalidade do artigo 12 da federal Lei das Antenas.  Este artigo isenta as prestadoras de Telecom de pagar pelo direito de passagem em espaços públicos.   Mas não era para universalizar o acesso à Internet?  Agora a PGR quer aumentar os custos do acesso?

EXCLUSÃO DO SIMPLES
O SEBRAE solicitou à Receita Federal e foi atendida!  Em 2020 não haverá exclusão das empresas que porventura tiverem débitos tributários.

Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Diferenças nos Estados
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Rearranjo no Mercado
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Impactos da nova alíquota ICMS
Por Fernando Rojas 11 jul., 2022
Novo Projeto de Lei reduz ICMS em telecomunicações
Por Gustavo Yabu 07 mar., 2022
Período de baixa demanda pode ser resolvido com um bom planejamento
Por Gustavo Yabu 04 mar., 2022
É preciso fazer mais para levar Internet para 3,7 bilhões de desconectados
Por Gustavo Yabu 03 mar., 2022
ANATEL prorroga o prazo para o envio do DICI anual
Por Gustavo Yabu 02 mar., 2022
Tv 3.0 vem aí e exigará do consumidor a compra de novos televisores
Por Gustavo Yabu 25 fev., 2022
Anatel autoriza Oi a incorporar outorgas de banda larga e TV paga da Oi Móvel
Por Gustavo Yabu 24 fev., 2022
Fusões e Aquisições em tecnologia miram novas capacidades, diz relatório
Mais Posts
Share by: