Período de baixa demanda pode ser resolvido com um bom planejamento 

Duas situações – baixa demanda ou sazonalidade – impactam diretamente as empresas e podem comprometer o desempenho financeiro de muitas. No entanto, também é possível revertê-las em oportunidades de negócios.


*Por Haroldo Matsumoto 

Em economia, demanda ou procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado durante um período. Isso significa, que é natural que empresas de diversos segmentos enfrentem períodos de baixa demanda ou mesmo de sazonalidade.


As duas situações – baixa demanda ou sazonalidade – impactam diretamente as empresas e podem comprometer o desempenho financeiro de muitas. No entanto, também é possível revertê-las em oportunidades de negócios.


Primeiro precisamos entender, que a baixa demanda ou a sazonalidade podem acontecer diariamente, ser semanal, mensal ou anual. Além disso, elas podem afetar a empresa de forma positiva ou negativa. Observar sua frequência e a forma como ocorrem serão preponderantes para encontrar uma solução e ela vem com planejamento.


Para se sobressair no caso das sazonalidades positivas, é indicado que seja realizado um planejamento com uma previsão de demandas. Para que os resultados sejam alcançados de forma efetiva, é imprescindível conhecer o comportamento do consumidor e avaliar dados de vendas anteriores, realizadas na mesma época. Fazer parcerias com fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade, também é de extrema importância. Assim, evita-se a escassez de produtos e que o cliente busque a concorrência. Outro ponto válido é investir na capacitação da equipe de vendas, para que todos estejam preparados para atender aos clientes de maneira adequada. Dessa maneira, nenhuma oportunidade é perdida e o consumidor satisfeito acaba sendo fidelizado.



Se, por outro lado, o que afeta o negócio são sazonalidades negativas, é fundamental investir em um plano estratégico de marketing a fim de minimizar os efeitos causados na empresa. Outro aspecto que precisa ser revisto é a precificação do produto ou serviço oferecido. Trabalhar a precificação dos serviços e dos produtos de maneira adequada pode contribuir para o aumento da atratividade daquele item.


Recomendo, ainda, que em paralelo, as empresas adotem estratégias de complementação do mix de serviços ou produtos disponíveis ao cliente. Não é necessário ampliar largamente a quantidade de itens ofertados. Dependendo da escala, isso poderia, inclusive, trazer um outro problema ao negócio. Falo sobre a inclusão estratégica de uma quantidade limitada de produtos e serviços adicionais, que realmente sejam complementares ao que a empresa já faz, que seja atrativo ao cliente e que possa colaborar para a manutenção da estabilidade do negócio nesses períodos de baixa.


A proposta é simples. Não trabalhe no desespero. Avalie a situação, olhe para o passado da empresa, entenda as características do seu negócio e identifique os aspectos relacionados à baixa demanda ou queda da sazonalidade. Com base em dados concretos, faça uma análise e planeje. Se necessário, busque auxílio de um profissional, mas saiba que com base em análise e critério é possível gerar oportunidades e contornar o momento conturbado. 


*Haroldo Matsumoto é especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa.


Fonte: IPnews (Este conteúdo é de total responsabilidade do autor, não representando, necessariamente, a opinião do Portal IPNews).

Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Diferenças nos Estados
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Rearranjo no Mercado
Por Fernando Rojas 12 jul., 2022
Impactos da nova alíquota ICMS
Por Fernando Rojas 11 jul., 2022
Novo Projeto de Lei reduz ICMS em telecomunicações
Por Gustavo Yabu 04 mar., 2022
É preciso fazer mais para levar Internet para 3,7 bilhões de desconectados
Por Gustavo Yabu 03 mar., 2022
ANATEL prorroga o prazo para o envio do DICI anual
Por Gustavo Yabu 02 mar., 2022
Tv 3.0 vem aí e exigará do consumidor a compra de novos televisores
Por Gustavo Yabu 25 fev., 2022
Anatel autoriza Oi a incorporar outorgas de banda larga e TV paga da Oi Móvel
Por Gustavo Yabu 24 fev., 2022
Fusões e Aquisições em tecnologia miram novas capacidades, diz relatório
Por Gustavo Yabu 23 fev., 2022
STF: Anatel pode aplicar reajustes de telefonia acima da inflação
Mais Posts
Share by: