Projetos

P O R  Q U E  V I D A L

Projeto de postes

O Compartilhamento de infraestrutura é a utilização de uma estrutura por várias entidades de forma simultânea. As prestadoras de Serviços de Telecom podem compartilhar vários tipos de infraestrutura com diversas entidades, sendo os postes a mais utilizada atualmente.

Projeto executivo

Projeto executivo. consiste na elaboração de toda a documentação relativa ao projeto. De maneira geral, é necessário elaborar e apresentar a concessionária detentora da infraestrutura o Memorial Descritivo, o Resumo do projeto, a Memória de Cálculo referente aos esforços mecânicos exercidos pelos cabos nos postes e uma série de outros documentos, conforme exigência da concessionária. 


Mapa Georeferenciado. Além desses documentos, também faz parte do projeto a preparação do mapa georreferenciado. Elaborado no AutoCAD, esse mapa nada mais é que uma “planta baixa” do projeto. Nele devem ser indicados cada um dos postes que se pretende compartilhar, o traçado da rede, os pontos de instalação de equipamentos, os resultados dos cálculos de esforço mecânico e diversas outras exigências, conforme as orientações da concessionária e as normas técnicas vigentes.

Regulamento, base de dados e custos

Regulamento. Cada concessionária possui regulamento próprio, baseado nas normas técnicas vigentes, elaboradas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. 


Desta maneira, algumas exigências feitas por uma concessionária podem não ser consideradas por outra.


Base de dados. Via de regra, para auxiliar no desenvolvimento dos projetos de compartilhamento de infraestrutura, todas as concessionárias deveriam disponibilizar uma base de dados ou o mapa georreferenciado, indicando as coordenadas geográficas de seus postes. 


Entretanto, nem todas as concessionárias cumprem ou estão preparadas para cumprir essa exigência, o que, nestes casos, acrescenta algumas etapas a mais no desenvolvimento dos projetos, uma vez que se torna necessário ir a campo coletar as coordenadas geográficas dos pontos que se pretende compartilhar e criar o mapa a partir desta coleta. 


Custos. Outro ponto importante a ser destacado diz respeito aos valores cobrados pelo “aluguel” dos postes. Apesar de ANATEL e ANEEL, em resolução conjunta, terem defino o preço de referência por ponto de fixação, os valores efetivamente cobrados pelas concessionárias podem variar bastante, de acordo com a localidade e concessionaria.

Valuation diferenciado

  1. Segurança do seu negócio
  2. Valorização da sua infraestrutura
  3. Mitigação do risco de multas e sanções
  4. Ampliação das oportunidades de negócios
  5. Contribuição social
  6. Aumento do valuation

RADIOENLACE

Estudo de Interferência

Com o estudo de interferência feito com o auxilio do REEDI, estudamos as faixas de frequência licenciáveis, identificamos os canais livres e com baixos níveis de interferência de forma simples, ágil e segura, antes mesmo da aquisição dos equipamentos.

Licenciamento de radiofrequências

Como o espectro é limitado, é necessário usar frequências que já estão sendo usadas nas proximidades da instalação. 


Para que não haja interferências entre as estações é então necessário o Estudo de Interferência entre Estações. 

Simples, ágil e seguro

Com o REEDI fornecemos resultados confiáveis em um tempo bastante reduzido, a partir da análise de todos os canais das faixas desejadas.


Os dados obtidos no estudo dão subsídio para a escolha da frequência de trabalho levando em conta a necessidade do Cliente e os sinais interferentes.

Vantagens proporcionadas pelo estudo

  1. Melhor aproveitamento do espectro
  2. Agilidade no processamento dos dados
  3. Identificação de canais com baixos níveis de interferências
  4. Resultados confiáveis 

RADIOENLACE

Licenciamento de Radioenlace

O Licenciamento do radioenlace se dará a partir da realização do Estudo de Interferência do Canal a ser utilizado, mediante pesquisa nos dados da Anatel e interação com o Estudo de Viabilidade Técnica do Rádio, fornecido pelo fabricante.

Instalação em poucos minutos

Toda empresa que presta e usa serviços de telecomunicações e deseja instalar um sistema que usa radiofrequência como parte de sua rede, deverá obter o licenciamento na ANATEL. 


Só estão isentas de licenciamento as frequências de radiação restrita, pequenas faixas em torno de 900MHz, 2,4GHz, 5,8 GHz e 23 GHz quando usam potência máxima de 2W.

Os beneficios

  1. Baixo custo
  2. Mitigação de riscos de autuações
  3. Viabilidade de negócios que utilizam grandes quantidades de frequência

Solicite nosso contato

Contate-nos

Share by: